Você está preparado para ter um robô?

roboQuem amava o desenho dos Jetsons ou a saga Star Wars na infância ou simpatizou com Andrew, personagem de Robin Williams no filme O Homem Bicentenário vai adorar essa notícia. Ou não. A verdade é que o sonho de antes será a realidade de amanhã e os robôs estão cada vez mais próximos de conviver com nós, humanos. A inteligência artificial poderá realizar tarefas simples do cotidiano ou ter inteligência suficiente para substituir o colaborador de uma empresa. Sim, eu disse “adorar a notícia…ou não”.

Segundo dados da Revista Meio & Mensagem, a robótica começou a invadir as fábricas inicialmente em funções mecânicas nas linhas de produção. Com a internet e o aumento da capacidade de processamento de dados, eles  passaram a assumir funções decisórias antes restritas aos humanos. De acordo com a pesquisa “Industrial Robotics Market”, o mercado de robótica deverá crescer 11,92% e alcançar US$ 79,58 bilhões até 2022. Eles estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.

A Boston Dynamics, empresa da Alphabet, holding do Google, acaba de apresentar o SpotMini, um cachorro robô que obedece comandos de voz e possui habilidades como subir escadas e desviar de coisas. Assim como Andrew, em um futuro próximo, os robôs estarão muito próximos de nós. Mais ficam as perguntas: e o mercado de trabalho? perderemos nossos empregos? e as nossas relações? o que facilitará a nossa vida? como serão os nossos carros?

As perguntas sempre ficarão no ar, mas devemos sempre lembrar das previsões sobre o fim dos jornais impressos, da rádio e por último da TV. O segredo é nos adaptarmos, atualizarmos e vermos as mudanças como possibilidade de crescimento e não uma ameça. Avante, robôs, estamos esperando vocês :)