Uso de hashtag para a sua estratégia de marketing digital

hashtagCom o excesso de informação na internet, como reunir assuntos em comum nas redes sociais? Antes as comunidades no Orkut até poderiam fazer esse papel, ao agregar os interessados em grupos de discussão, mas de uma forma menos estratégia para as marcas. Hoje, com as redes sociais sendo usadas de uma forma mais estratégica, algumas formas de agrupar informações têm sido uma métrica interessante para as empresas. Uma delas é a hashtag, que utiliza o símbolo # para palavras-chave nas redes sociais. Ela surgiu no Twitter, mas hoje é utilizada no Facebook e Instagram.

As hashtags são como palavras-chave que as pessoas utilizam para marcar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas redes sociais.Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica. Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico. Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.

4 dicas práticas

Cuidado com a ortografia
Mesmo que seja hashtag, é essencial o cuidado com a escrita na hora de criá-la. Mal escritas, com erros de português ou digitação, elas perdem a sua função e ficam inúteis. Ninguém busca por #comteúdo e sim #conteúdo. É preciso cuidar também os erros com palavras em inglês.

Opte por hashtags populares no Instagram
Algumas hashtagssão populares no Instagram e agrupam milhares de fotos. Ao utilizá-las você pode ganhar mais curtidas e seguidores na rede social.

#iphonesia, #iphone, #instagood, #instagram, #photooftheday, #tweegram, #love, #iphoneonly, #igers, #instamood, #instafood, #instagramhub, #cute, #instagramers, #android, #nature, #sun, #colors, #nice, #cool, #beautiful, #followme, #sky, #me, #clouds, #dog, #cat, #smile, etc.

O Twitter traz os assuntos do momento
O Twitter foi o pioneiro no uso de hashtags e hoje tem uma função importante na estratégia de conteúdo. Através dos TrendsTopics ele agrupa os assuntos mais comentados do momento, notícias e termos com discussão em alta.

Use uma hashtag própria para a sua marca ou promoção
Crie uma hashtag exclusiva para a sua marca e utilize-a sempre que for fazer uma postagem. Cuide os nomes comuns como #CasadaMaria, pois devem ter vários negócios iguais, prefira #CasadaMariarestaurante, por exemplo. Outra forma estratégica de utilizar as hashtags é criar apenas para uma promoção ou evento especial e utilizá-la em todos os materiais, causando uma lembrança ao consumidor em todos os canais que receber a mensagem.

2 erros comuns

#nãousemuitaspalavrasemumamesmahashtag
Podemos escrever mais de uma palavra em uma hashtag, mas jamais uma frase toda. Fica difícil de ler, confunde o usuário e ainda perde a função de agrupar assuntos e ser link para outras postagens semelhantes. A hashtag deve ser curta e facilita a leitura se utilizar letra maiúscula no início de cada palavra #Certo?

#por #favor #não #faça #isso
Outra forma errada de usar as hashtags é colocar cada palavra de uma frase com o símbolo # no início. A informação também se dispersa dessa forma e perde o tema central do conteúdo.