Tudo o que você precisa saber sobre o Facebook

faceO Facebook já é um fenômeno e não é novidade para ninguém. Para as marcas, o uso do Facebook é relativamente recente, pelo menos de uma forma profissional e bem feita. Antes, empresas podiam usar perfil para interagir com os usuários e hoje o único recurso disponível é uma página. A gente preparou uma lista com tudo o que você precisa saber sobre o Facebook, especialmente para o seu negócio.

Páginas
As páginas dão um caráter profissional para as marcas. Elas são o espaço da empresa no Facebook e se bem utilizadas, podem render muitos frutos. Quando houve a transição de perfil para página, as pessoas estranharam as funcionalidades, comparando aos perfis. Porém, uma página tem muitas vantagens. Todo mundo que curtir a sua página passa a receber as informações. Ela também tem espaço para mensagens e interação com o usuário, que pode ser acessado do computador ou do celular. Com ela, é possível agendar conteúdo, patrocinar posts para atingir mais usuários classificados.

Conteúdo
Produza conteúdo de qualidade e direcionado para o formato do Facebook. A plataforma requer textos mais curtos, com as informações mais importantes em primeiro lugar e imagens que chamem atenção. As hashtags devem ser pensadas de forma inteligente e estratégica para unir os conteúdos com o mesmo assunto e uma tag própria do seu negócio. Outra dica útil é colocar sempre as informações na imagem, as pessoas são muito visuais e acessam pelo celular, na maioria das vezes. Use e abuse de vídeos e também de curadoria de conteúdo de outros sites, que tenham relação com o universo da sua marca. O tempo média de visita ao facebook é de 20 minutos, prenda a atenção do usuário!

Patrocínio
Outra funcionalidade que foi acrescentada ao Facebook foi a possibilidade de patrocinar a página ou um post específico. O alcance orgânico diminuiu muito e por isso é fundamental que as marcas paguem para aparecer mais. Os valores são muito baixos comparados aos resultados. Com o patrocínio, é possível direcionar a mensagem para quem já curte a sua página ou para outros usuários, escolhidos por idade, localização, gostos pessoais e gênero. É uma boa alternativa para quem deseja lançar um novo produto ou abrir um novo mercado, em uma outra cidade, por exemplo.

Interação com o usuário
Um dos grandes segredos para o sucesso de uma página é saber interagir com o usuário. Seja através de conteúdo relevante, vídeos, perguntas ou hashtags, é preciso fazer com o público converse com a marca e seja um apaixonado por ela. Os conteúdos que mais geram interação são os emocionais, os úteis e os que fornecem informação para quem etá lendo. Um bom termômetro é acompanhar o que as pessoas mais compartilham e curtem em perfis pessoais. Outra dica importante para interagir é sempre responder o que é perguntado, retribuir elogios e resolver o problema do seu cliente através do Facebook. Nunca deixe ninguém sem resposta, mesmo que a pergunta seja negativa ou uma crítica.

Métricas
As página fornecem informações muito importantes para as suas campanhas. É possível conhecer o nosso público, dividido em gênero, idade, cidade e países com maior acesso. Os dados das páginas nos mostram também as horas de maior acesso e que são “horário nobre” para postagens, o alcance de cada publicação, cliques e likes que gerou na página. Tudo isso, se usado de forma estratégica facilita o trabalho e gera muitos fãs para a sua marca, além de direcionar a mensagem certa para o seu público.

E você, o que está esperando para usar o Facebook para o seu negócio?