5 problemas no marketing digital que tem solução

problemas_mek_digitalFalta de planejamento
Muitas vezes a ansiedade em colocar uma campanha faz com que a empresa não planeje as suas ações e acabe fazendo uma comunicação digital que não é eficaz. Mesmo que não seja possível planejar todo o marketing digital, até devido às mudanças no mercado, faça sempre o planejamento de uma campanha, uma postagem ou um período de tempo. Isso traz o começo, meio e fim e possibilita saber se o objetivo foi alcançado, quem foi impactado e os resultados finais.

Leads não qualificados
É possível que uma marca tenha muitas curtidas no Facebook, por exemplo, e nenhuma delas compre de verdade. Isso é chamado de lead não qualificado e é bem comum em campanhas de marketing digital. Da mesma forma que os seus contatos captados através de landing pages podem ter quantidade e não qualidade. Para isso, é ideal sempre conhecer o público e planejar o conteúdo para ele, assim como as campanhas e posts patrocinados.

Segmentação
Como falamos antes, os leads não qualificados são apenas números para o marketing digital. O que irá gerar engajamento e compra são as pessoas que realmente são os seus consumidores. Isso se conquista através de segmentação da sua marca, o que é difícil, mas essencial. Produzir conteúdo para todos não é eficaz e é perda de tempo e dinheiro. Entenda quem se conecta com você e fale com ele.

Bom conteúdo
Produzir conteúdo é fácil, produzir bom conteúdo não é. Para isso, é preciso encontrar boas fontes de informação, ter alguém que saiba o que está fazendo trabalhando para a sua marca, conhecer a linguagem do público e pensar em estratégias novas sempre. Envolva os setores da empresa para que também contribuam com sugestões, textos e conhecimento. Solucione os problemas do seu público com o conteúdo e ganhe credibilidade para falar do seu segmento.

Resultados
Não adianta planejar, segmentar, gerar leads qualidades e produzir bom conteúdo se o resultado real de tudo isso não for medido. Mensurar é essencial para medir o sucesso das campanhas, engajamento com a marca, diferenciação da concorrência e para saber se a estratégia deu certo e merece ser repetida ou repensada.