Por que o posicionamento de marca é essencial

brandingO posicionamento de uma marca é essencial para definir a sua imagem e a lembrança do consumidor. Marcas sem posicionamento não são percebidas, lembradas e nem desejadas.

Para uma empresa se diferenciar no mercado é necessário definir estratégias para fortalecer a imagem, enfatizando qualidades e amenizando possíveis problemas e transmitir o seu valor para o cliente. É um grande desafio para as empresas, mas quando bem definido é um caminho mais curto para o sucesso.

Para construir o posicionamento é preciso trabalhar com produtos e serviços inovadores, que façam o consumidor amar a sua empresa e desejar comprar. Ele precisa sentir que está adquirindo algo que irá facilitar a sua vida, satisfazer uma necessidade ou realizar um sonho, mesmo que pequeno. O seu negócio será lembrado muito pelo que vende. Outra ação fundamental para um bom posicionamento é construir o relacionamento com o cliente. A marca precisa saber conversar, atender dúvidas e ouvir o que o cliente tem a dizer e aproveitar essas informações para as estratégias.

Definir uma estratégia para fixar na mente de seus clientes potenciais a sua marca é fundamental para ganhar reconhecimento e credibilidade com fornecedores, clientes e público-alvo. No entanto, é bom lembrar que o posicionamento é algo que é construído ao longo do tempo e deve sempre ser pensado. Mesmo marcas antigas podem perder credibilidade e, da mesma forma, marcas novas podem ter a posição clara no mercado.

Um case famoso de posicionamento de marca é o das Havaianas, que passou de uma marca barata e a ser consumida pelas classes A e B no início dos anos 90 ao usar celebridades para a sua propaganda, mudou os seus produtos e passou a investir em pontos de vendas.Outro case é o da Red Bull, que eliminou as propagandas lúdicas com o slogan “Red Bull te dá asas” e passou a patrocinar diversos esportes, muitos radicas, e atletas.

E a sua empresa está bem posicionada?