O que é uma persona?

personaPara quem é da área da comunicação ou trabalha com marketing, o termo persona é comum. Se para você ainda não é muito próximo, a gente ajuda. A persona representa o seu cliente ideal, a partir de dados reais, como gênero, idade, atividades, objetivos, desejos, necessidades e histórias. Criá-la irá facilitar muito o seu trabalho de marketing e geração de conteúdo, pois é uma forma de definir as informações que serão interessantes e úteis, definir o tom do texto e o estilo de layout e quais as necessidades que serão atendidas com o seu material.

É preciso humanizar a persona e pensar nela exatamente como uma pessoa real. Ela deve entrar nas discussões sobre produtos, serviços e atendimento. Existem diversas formas de fazer, basta saber qual é a melhor para entender quem é o cliente que você deseja e pensar sempre nele para direcionar estratégias. Compartilhamos um modelo de definição da persona. Vamos simular que esta é a persona ideal para um restaurante vegetariano que faz tele-entrega.

Nome: Joana
Idade: 25 anos
Profissão: Design
Escolaridade: Superior Completo
Hábitos e hobbys: Joana adora olhar filmes e seriados, é uma usuária muito ativa da internet e faz tudo pelo celular. Ela pinta quadros e faz caricaturas nas horas vagas.
Necessidades: Joana trabalha em horário comercial, mas também atua como freelancer. Ela mora sozinha e precisa de muita praticidade em sua rotina e de serviços que otimizem o seu tempo. Ela é vegetariana e tem grande dificuldade de encontrar um restaurante com comida boa e preço baixo perto do seu trabalho e de casa.
Desejos: Joana deseja comer comida vegetariana saborosa e com bom preço em seu almoço, pois muitas vezes não consegue cozinhar em casa. Ela gostaria de ter algo perto de seu trabalho para essa ocasião, mas se precisasse comer em casa também poderia ir ou pedir. Ela usa muito a internet e, por isso, gostaria de poder pedir comida quando necessitasse.

A diferença entre persona e público-alvo
Persona e público-alvo não são sinônimos. Geralmente o público-alvo é mais amplo, com características mais gerais e a persona é, como já falamos, o seu cliente ideal e deve ser definida de uma forma mais humanizada e pessoal. Uma forma de definir a persona é justamente conhecendo o seu público-alvo e as características comuns entre as pessoas que o compõem. Uma análise definirá o cliente que você quer dentro desse todo que é o público-alvo.

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