O Brasil é um país engajado com as marcas

Uma pesquisa muito importante para sentir o engajamento do consumidor com as marcas foi divulgada. A agência global Edelman Significa divulgou o relatório Earned Brand 2016, que mede a relação entre consumidores e marcas em 13 lugares. Foram mil entrevistados por país: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Japão, México, Reino Unido e Singapura. O Brasil é o terceiro país com população mais envolvida com marcas, ficando apenas atrás da China e Índia.

“Nos últimos anos, tivemos uma explosão do consumo com a consolidação de uma nova classe média, em um primeiro contato dessas pessoas com essa realidade do consumo”, afirma Rodolfo Araújo, líder da pesquisa. Ele ressaltou que marcas de bebida, companhias aéreas e serviços financeiros vivem do simbólico, enquanto automóveis ainda são valorizados como sinônimo de status e ascensão. As mídias sociais são ambientes com os quais as pessoas têm contato todos os dias e uma grande vitrine para as marcas.

A pesquisa mostrou que os brasileiros investem tempo considerável nas redes sociais, coletando informações e impressões de amigos, diferente de países mais desenvolvidos, que tem uma distância maior das marcas. Entre os lugares com pessoas menos engajadas estão Holanda, Canadá, Austrália e França.

Esses dados mostram a necessidade da sua empresa trabalhar a sua marca e investir em marketing. Foi visto que o consumidor está de olho na sua marca, mas o que ele irá ver ao encontrá-la? Ela precisa estar bonita, com um conteúdo interessante e pronta para responder as perguntas e solucionar problemas. Invista em marketing e arrase!