As definições de público-alvo foram atualizadas

persona01O mundo está mudando e o marketing e a comunicação acompanham essa evolução. Em diversos aspectos a forma de se relacionar com o público mudou bastante, principalmente no que se refere conhecê-lo. Antes ele era definido em idade, sexo, classe social, escolaridade e outras perguntas básicas, que hoje podem soar superficiais para entendê-lo de fato e pensar em uma mensagem que se encaixe à sua necessidade. Hoje em dia uma pessoa de 18 anos pode amar música clássica e outra de 70 dançar funk até o amanhecer. Além disso, é difícil definir produtos de homem, de mulher ou criança. A geografia também não é mais um problema, podemos consumir coisas de qualquer lugar do mundo.

Toda a estratégia de comunicação começa com um planejamento e nele deve conter a sua persona. Uma persona é a representação do seu cliente ideal de forma fictícia. Além de dados reais, ela traz desejos, necessidades, hobbies, relações, locais que costuma ir, tudo com o maior detalhamento possível. Com pessoas tão complexas e que fogem de clichês de gênero, idade e local, como definir o seu público-alvo através de personas tão bem definidas? A pesquisa com os seus consumidores é uma forma de entender quem são e porque consomem de você. Assim, é possível criar uma persona humanizada preparar o conteúdo e as estratégias para ela.

Dicas práticas para criar a sua persona:

  • Dê um nome a ela;
  • Defina seus objetivos a curto e longo prazo;
  • Defina ocupação, mas também o que ela gosta de fazer nas horas vagas;
  • Entenda quais meios ela usa para se comunicar;
  • Encontre o seu problema e pense na solução para ela;
  • O seu conteúdo deve satisfazer as necessidades da persona;
  • O mundo está sem clichês, a sua persona não precisa ser estereotipada.