10 passos para ter uma equipe engajada e criativa

equipeUm profissional engajado é mais produtivo, feliz e criativo. Em tempos de crise isso é essencial para a sua empresa, mas a verdade é que a equipe pode fazer a empresa crescer e se desenvolver de forma saudável. O sonho de muitos líderes é que o seu colaborar produza mais, vista a camisa da empresa e ainda saia satisfeito do expediente. Não é uma tarefa fácil construir esse engajamento e fazer o funcionário gostar do trabalho, mas quando isso se torna real todos saem ganhando. A Frozz te ajuda a ter uma equipe melhor!

Dê feedbacks em equipe e individuais
O feedback sempre será uma forma eficiente de dar retorno sobre alguma tarefa realizada,ao definir metas ou falar das mudanças na empresa. Falar sobre o trabalho dá um direcionamento aos colaboradores e faz com que eles se sintam valorizados e tenham

Saiba elogiar
Se algo foi positivo nunca esqueça de ressaltar o trabalho bem feito. Vale também dar algum presente, como bonificação, folgas, um encontro informal entre os colaboradores ou uma melhoria no ambiente.

Proporcione um ambiente saudável
O colaborador pode passar até 8 horas do dia na empresa, fora o tempo de deslocamento e o almoço. Ele pode ficar mais tempo trabalhando do que em casa e o escritório precisa ser um lugar confortável, acolhedor e propício para a produtividade.

Defina metas e prazos
Esses objetivos são fundamentais para o trabalho ter início, meio e fim e ser mensurado. É preciso definir as metas e aonde quer chegar, quando deve ser feito e de que forma. O funcionário se sente mais assistido e eficiente.

Faça ações para unir a equipe
A equipe passa muito tempo junta e precisa estar unida e coesa. Pode ser encontros informais como um happy hour ou café da manhã, dinâmicas de grupo, festas para os aniversariantes, entre outros.

Priorize as pessoas
Por mais que os clientes e o financeiro sejam importantes, são as pessoas que movem a empresa. Elas possuem problemas, precisam cuidar da saúde, querem tempo para a família e para ser feliz. Priorize as suas ações para que as pessoas fiquem satisfeitas e o resto irá fluir melhor.

Motive através de cases de sucesso
Mostre pessoas, empresas e ações de sucesso não para comparar, mas para motivar e ressaltar que pode ser feito da mesma forma. Exemplos reais e inspiradores motivam e dão gás para a vida profissional.

Seja líder e não chefe
Um chefe é alguém temido e o líder é respeitado. Ele deve conduzir as tarefas, mas respeitar os colaboradores e fazer com que eles o tenham como inspiração. Um líder sabe ouvir, falar, fala em “nós” e não “eu” e faz com que os funcionários sejam produtivos e criativos naturalmente.

Ouça muito
Um bom líder deve saber ouvir e interpretar o que a equipe está falando. Tudo que chega até ele pode ser útil para a empresa e é uma forma do funcionário sempre contribuir com ideiais e melhorias.

Traga a família para a empresa
As pessoas geralmente valorizam muito a família e os laços de amor. Trazer as relações pessoais para a empresa é uma forma de valorizar a equipe e mostrar que se importa com a vida pessoal.